Festa de São Romão - Cumpriu-se a tradição

Nos passados dias 11,12 e 13 de Agosto, realizou-se na Costa de Santo André a já habitual Festa de São Romão. Esta iniciativa, realizada desde 2007, tem como intenção recriar o único dia do ano em que as gentes do interior iam à praia bem como promover o artesanato, fruta e doçaria da região. 

A Festa contou com duas recriações do Banho de São Romão, sábado e domingo, que incluíram a participação do Rancho Folclórico Ninho de uma Aldeia, do Grupo de Dança Típica da Queimada e do Grupo de Trajes e Tradições da Lagoa de Santo André. A estes, juntaram-se outras dezenas de pessoas que acompanharam os grupos e quiseram fazer parte desta tradição secular. 

No sábado, antes do cortejo etnográfico que recria o banho de São Romão, prestou-se homenagem aos pescadores falecidos na Lagoa de Santo André aquando do naufrágio de 1963, em que 17 homens perderam a vida. Esta homenagem contou com a presença do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Albano Pereira. Em representação da Junta de Freguesia de Santo André, estiveram o Sr. Presidente, David Gorgulho e o Sr. Tesoureiro, Fábio Pereira.

O Rancho Folclórico Ninho de uma Aldeia bem como o Grupo de Dança Típica da Queimada realizaram as suas atuações pela tarde, animando aqueles que se encontravam pela Tenda Multiusos da Costa de Santo André. Antes de jantar, os dias da festa contaram com a animação de AlenteSamba, David Rosa e com o Grupo de Cante Alentejano - Cantadores do Desassossego.

Durante os três dias, a Festa contou com verdadeiras enchentes, o que culminou sempre com os habituais bailes populares que estiveram a cargo de Mário Neves, Paulo das Vacas e TóZé Pratas e Dina Teresa.

Santo André
  • Junta de Freguesia de Santo André
  • Largo 20 Junho 11-B, R/ch. Esq.
    Bairro Azul
    7500-100 Vila Nova de Santo André
  • 269 708 390 (chamada rede fixa nacional)
  • 913 398 982 (chamada rede móvel nacional)
  • junta.freguesia@santoandre.pt